Os gaúchos usam roupas de origem indígena (lenço), europeia (camisa, chapéu, guaiaca e bota, além das vestimentas femininas para as mulheres) e turca (bombacha), todas adaptadas ao pampa com o passar do tempo. Menos de 50% da população gaúcha usa as vestimentas tradicionais, pois é uma cultura essencialmente do campo.
São muitas as formas de atar o lenço usado pelos gaúchos. O nó quadrado é o mais comum, e foi consagrado com o presidente Getúlio Vargas, por isso recebe também o nome de nó getulhista. Alguns sugerem outras maneiras, como o nó do namoro, que, quando separado, indica que o peão está solteiro. O nó cruz utiliza-se em cerimônias religiosas. Além destes, muitos foram sendo criados ao longo do tempo.
"Com esse lenço amarrado no vento, com esse lenço que até hoje trago..."
A bombacha é uma peça de roupa, calças típicas abotoadas no tornozelo. O nome foi adotado do termo espanhol "bombacho", que significa "calças largas". As cores podem ser claras ou escuras, sendo raro o uso de cores chocantes e contrastantes.
A camisa possui botões e mangas longas em ocasiões formais. Mangas curtas podem ser usadas quando a atividade é campeira.
O chapéu gaúcho possui a aba longa e plana, com copa baixa, diferente dos famosos chapéus de cowboy.
A guaiaca é uma espécie de bolsa feita de couro, geralmente couro cru, e serve para guardar pequenos objetos, como moedas, palhas e mais tarde cédulas de dinheiro, relógio e até pistola.
A primeira versão da bota gaúcha masculina foi a bota de garrão de potro.
São preferencialmente pretas ou marrons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário