domingo, 13 de abril de 2014

São Pedro - Padroeiro do Rio Grande do Sul

Há incontáveis autores que pesquisaram e relataram sobre a história de ocupação do Rio Grande do Sul, mas poucos se deteram em detalhes porque São Pedro foi escolhido o padroeiro do Estado.

     

Em 1531, uma frota foi confiada a Martin Afonso de Souza, que tinha como objetivo expulsar os corsários franceses da Costa brasileira, além de ir até o sul do estuário do Rio da Prata e fundar um ou mais núcleos de povoamento. A navegação foi feita próxima da Costa, permitindo observações que resultariam na descoberta de vários acidentes geográficos, entre os quais, a barra por onde o caudal da Lagoa dos Patos é despejado no Oceano Atlântico.

Era o dia em que o calendário eclesiástico recorda a Cátedra de Pedro, que partindo de Antioquia, chegara a Roma para iniciar, no poderoso Império, a pregação do Cristianismo. A data inspirou o topônimo equivocado: Rio de São Pedro. Posteriormente, para diferenciar de outro rio, que levava o mesmo nome do padroeiro, passou a ser chamado de Rio Grande de São Pedro, devido a sua grande dimensão.
“Não se sabe até hoje quem deu o nome de São Pedro ao seu único porto de mar”. PAULA, eneral F. - Dois Ensaios de História. Rio de Janeiro; Biblioteca do Exercito, 1976.
“Alguns atribuiem a descoberta do atual canal do Rio Grande ao próprio Martin Afonso de Souza; outros aos tripulantes da caravela Santa Maria e em homenagem a Pero Lopes de Souza colocaram o nome de São Pedro (segundo comandante da Frontilha e irmão do Martin Afonso de Souza). AMARAL, Ancelmo - Campos Neutrais, Santa Vitória do Palmar; edição particular, 1972. “A denominação Rio Grande de São Pedro, dada ao Rio Grande do Sul, se crê, foi dada pelos jesuías”. LIMA, Afonfo Guerreiro – Cronologia da História do Rio Grande do Sul , Porto Alegre; Séc XX.
Seja lá qual for o motivo da escolha de São Pedro para Padroeiro do amado Rio Grande do Sul, ele é muito querido por todos os gaúchos e, definitivamente, merece esta homenagem feita por gente que acredita em um mundo melhor, gente que cultiva as tradições gaúchas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário